Nossa vida em: O Grande Gatsby

17:37

Alguém aí já assistiu O GRANDE GATSBY?


Já faz um tempo que fui ao cinema assistir o filme protagonizado pelo Leo DiCaprio. Sim! Fui por causa dele rs, mas caramba, como aquele filme fez sentido pra mim, fiquei semanas (até hoje), pensando no que o filme quis dizer. Não porque não entendi, pelo contrário, foi por entender perfeitamente que isso ficou na minha cabeça.
O filme lançado neste ano de 2013 é um remake do The Great Gatsby, que originou do romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em abril de 1925. Existem mais duas versões desta história, lançada - como filme - Em 1949 e outra em 1974, mas assisti pela primeira vez na versão de 2013.
O Grande Gatsby é uma crítica ao "Sonho Americano", ele se passa em Nova Iorque na cidade de Long Sland durante o verão de 1922 e relata o caos da Primeira Guerra Mundial.
Gatsby, o personagem protagonizado pelo Leonardo DiCaprio é um milionário, empresário bem sucedido mas que ninguém ao certo sabe o que ele faz. O filme é todo contado na visão do personagem Nick Carraway, interpretado pelo ator Tobey Maguire (o Homem Aranha rs).

Um resuminho da sinopse: Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.



Lendo assim a sinopse, pra quem não conhece a história, parece bobo, mas o que se conta por traz de toda essa história é muito maior do que apenas um caso de amor. A impressão que dá, assim que acaba o filme, é que isso foi apenas um detalhe, um gancho para que a mensagem principal fosse passada.

Eu aqui, tomando muito cuidado para não dar spoiler ;)

No começo do filme você já pensa: WHAT A HELL?!. Roupas e cenários MARAVILHOSOS, mas a trilha sonora terrível. Não tem a ver com a época (mas vem a certeza de que foi proposital) e o filme parece muito confuso. A história vai se desenrolando, as coisas vão se esclarecendo e ai começa a ficar meio chato. Não porque está chato, mas porque são muitos detalhes pra poucos acontecimentos (diferentes eu digo). Lá pro final - BEM FINAL do filme é que tudo muda, muda no filme e muda TODA a história na sua cabeça. É um soco, um tapa na cara da sociedade, como diria minha amiga Ana Dinardi.
O filme basicamente mostra como as pessoas são cruéis, como elas te usam enquanto você oferece algo, ai quando você cai - derrubado por algum infeliz que prefere a mentira e o mundinho nojento onde vive - e ninguém daqueles que você tanto ajudou, proporcionou alegrias e satisfações, NINGUÉM está ali, sequer, pra te dar um ADEUS. 
Não existe consideração, não existe compaixão, nem mesmo pena.

Passei dias pensando, repensando e lembrando de que em algum momento de nossas vidas, passamos pela "mesma" situação. Mesma, quero dizer no sentido dos fatos e atitudes das outras pessoas.
Tem muita gente que prefere ferir e deixar ser ferido a pessoa que gosta, seja amigo, namorado, família, etc., por não ter coragem de remar junto com a pessoa contra toda uma maré. 
Talvez seja por isso que existam poucos amigos, poucas parcerias, poucos amores e pouquíssima felicidade. É todo mundo o tempo todo pensando em si mesmo, desmoralizando as pessoas para garantir o lugar da sua própria imagem. Não existe cumplicidade e ninguém pára pra pensar que também não existe mais o amor próprio. NARCISISMO é ego, vaidade da alma e não amor próprio. As pessoas passam a vida indo contra seus sentimentos e ideais só para manter as aparências, aproveitar o que é dos outros, porque assim, elas se sentem mais populares, mas "felizes".

Enfim... Um grande filme, com uma grande atuação de um grande ator - O GRANDE GATSBY.



TRAILER DO FILME

Talvez Você Queira Ver

4 comentários

  1. Carol Teixeira13 agosto, 2013

    Nossa, me deu até vontade de assistir agora.
    Ainda está no cinema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não sei quando saiu de cartaz, mas não está mais no cinema. Mas vale muito a pena assistir.

      Excluir
  2. Karina, que blog lindooo, adoro o Leo Di Caprio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante sua análise. Mundo cruel.

    ResponderExcluir

K.FLORS JÓIAS

SOS DIVAS MAKE UP

NÚCLEO DE DANÇAS ARABÍN